Após estar presente na New York Fashion Week, o estilista amazonense Maurício Duarte, do povo Kaixana, traz sua coleção “Muiraquitã” para Manaus. O desfile especial acontece nesta sexta-feira (13), às 18h30, na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), no bairro Parque Dez.
Intitulado “Wadernikhali”, o evento é parte das celebrações do projeto “Parentas que Fazem”, uma iniciativa implementada pela FAS com apoio do Google.org, a instituição filantrópica do Google, e em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-E’ta).

Moda e tradição indígena
A coleção “Muiraquitã” é uma homenagem à riqueza cultural e às tradições indígenas do Amazonas. Algumas das peças apresentadas no desfile foram criadas em colaboração com associações que integram o projeto “Parentas que Fazem”, como a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro – Numiã Kura (AMARN), a Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (AMISM), a Associação das Mulheres Indígenas da Região do Alto Rio Negro (AMIARN), a Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira (ASSAI) e a Associação das Mulheres Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (AMIMSA).
As artesãs utilizaram materiais da floresta, como fibras de tucum e buriti, escamas de pirarucu, sementes de açaí e outros elementos naturais para confeccionar peças que traduzem a essência da biodiversidade amazônica.
*Com informações da assessoria