Festival Zero 92 chega em maio com música, arte e identidade cultural amazonense em destaque

Com entrada gratuita, evento celebra o orgulho de ser do Amazonas, dia 17 de maio, no Centro de Manaus. Programação inclui shows, feira criativa, oficinas e mentorias voltadas ao fortalecimento e aperfeiçoamento dos artistas do estado.

Em maio, o Amazonas vai subir o som e a autoestima. No dia 17, a partir das 15h, o Festival Zero 92 toma as ruas do Centro Histórico de Manaus com mais de 30 atrações musicais em dois palcos simultâneos, feira criativa, praça de alimentação com gastronomia regional, intervenções artísticas e ações voltadas à sustentabilidade e à formação profissional — tudo com entrada gratuita.

Comprometido com causas socioambientais, o Zero 92 também realiza ações de conscientização em parceria com iniciativas como a Reciclo Manaós, reforçando sua responsabilidade ambiental na gestão dos resíduos produzidos durante o evento.

Arte oficial do Festival Zero 92 | Imagem: Divulgação

O projeto vai além do entretenimento. É uma ação estratégica de resgate do orgulho amazonense, com shows de artistas e atividades que estimulam o desenvolvimento do setor musical e cultural. Para a cantora, compositora e produtora cultural Márcia Novo, o festival representa um reencontro com a alma sonora do estado.

“O Festival Zero 92 nasce como um movimento de reconexão com a nossa memória sonora — porque a música, no Amazonas, sempre foi mais do que entretenimento: é identidade, história contada em forma de melodia, resistência. Vivemos num tempo em que tudo parece ditado por algoritmos e tendências que vão embora tão rápido quanto chegam. Por isso, o festival convida a gente a voltar pra casa. Voltar pros sons que marcaram gerações, pras vozes que brotaram dos igarapés e ganharam o rádio, pros artistas que enfrentaram um mercado centralizado no Sudeste e, ainda assim, fizeram ecoar o som do Norte pelo Brasil nos anos 80 e 90. Queremos que cada pessoa se sinta orgulhosa de fazer parte dessa história de resgate cultural”, afirma Márcia Novo.

Márcia Novo, idealizadora do Festival Zero 92 | Foto: Acervo pessoal

A bandeira do Amazonas é o grande símbolo do festival, inspirando desde a identidade visual até o figurino dos artistas. A escolha da Rua José Clemente como palco do evento, no trecho entre a Rua Epaminondas e a Avenida Eduardo Ribeiro, é estratégica: um cenário cercado por ícones históricos como a Santa Casa de Misericórdia, o Teatro Amazonas e o Bar Caldeira.

“O conceito é apresentar a pluralidade musical e cultural do Amazonas. Utilizamos cores vivas e ícones como barcos, rios, flora e fauna, monumentos históricos de forma estilizada para traduzir nossa diversidade. Buscamos harmonizar tradição e inovação na escolha do local, refletindo o orgulho de ser daqui e mostrar que o Amazonas também pode ser tendência”, explica o sociólogo e Especialista em Gestão e Políticas Culturais, Márcio Braz, diretor artístico do festival.

Dois palcos, uma missão cultural

Serão dois palcos em pleno Centro da cidade, com uma seleção que traduz a força e a identidade musical amazonense. Entre os destaques estão apresentações dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso, além de nomes como Márcia Novo, Chico da Silva, Edmundo Oran, George Japa, Márcia Siqueira, Jucynha Kero Kero, Celestina Maria, Nunes Filho, Berg Guerra, Banda Meu Xodó e Água Cristalina. A programação também inclui tributos especiais à Banda Carrapicho e a Teixeira de Manaus, reunindo gerações de artistas em performances inéditas.

O Amazonas terá protagonismo no Festival Zero 92 | Foto: Divulgação

Formação e futuro da música amazonense

Ao celebrar o agora, o Festival Zero 92 olha para o futuro. De 12 a 15 de maio, o evento promove uma programação formativa na sede do Sebrae Amazonas, no Centro da cidade, com mentorias e oficinas gratuitas sobre mixagem, direitos autorais, marketing digital, atendimento a artistas e criação de MEI. Com aulas em 2 turnos (tarde e noite), as atividades contam com a participação de especialistas como Julian Lepick, Ricardo Peixoto e representantes do Sebrae AM, do Escritório Central de Distribuição e Arrecadação (ECAD), e da Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS).

O evento é uma realização da Associação Cultural do Estado do Amazonas (Amazonas Cult) e da Acauã Produções & Turismo. Mais do que um festival, é um convite para redescobrir o Amazonas.

Serviço

O quê: Festival Zero 92: música, arte e identidade cultural amazonense em destaque
Quando: 17 de maio (sábado), a partir das 15h
Onde: Rua José Clemente, entre a Rua Epaminondas e a Av. Eduardo Ribeiro
Oficinas e mentorias: 12 a 15 de maio, turnos vespertino e noturno, na sede do Sebrae Amazonas (Av. Leonardo Malcher, 924, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: (92) 98134-5970 o Instagram @festivalzero92
Realização: Amazonas Cult e Acauã Produções & Turismo

*Com informações da assessoria

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts